Para funcionarem eficientemente, as empresas utilizam hoje numerosos dispositivos como computadores portáteis, computadores de secretária e dispositivos móveis. A segurança de todos estes dispositivos – coletivamente denominados de: endpoints de colaboração – melhoram significativamente a segurança global da rede de TI da sua empresa. A segurança dos terminais de colaboração, também conhecida como protecção dos terminais, é uma abordagem de segurança da rede que consiste num conjunto de processos que identificam, previnem, e respondem a ameaças conhecidas e desconhecidas. Estas ameaças podem surgir dos vários pontos terminais que se ligam a uma rede TI empresarial, que atuam como portas de acesso para potenciais explorações ou intrusões na rede. As ameaças podem ser baseadas ou não em malware, tais como roubo de dados ou danos físicos a componentes de hardware, respectivamente.
Porque precisa de segurança e colaboração no seu negócio
Os dados não garantidos vêm com um preço elevado a pagar: As despesas globais de recuperação de activos digitais e físicos ascendem a 6 milhões de dólares por ano. Isto está directamente relacionado com a não implementação de medidas de segurança eficazes.
Cada organização, independentemente da sua dimensão, tem algo chamado perímetro digital. Todos os dispositivos da rede de uma organização, bem como os dispositivos que estão remotamente ligados à rede, estão incluídos neste perímetro. Quanto mais dispositivos ligados à rede, maior e mais porosa ela se torna, criando múltiplos pontos de entrada que são vulneráveis à infiltração.
Um número crescente de empresas tem introduzido políticas tais como trazer o seu próprio dispositivo (BYOD) para permitir aos empregados trabalhar a partir de casa ou de um local remoto. Em situações como estas, os utilizadores normalmente ligam-se à rede interna da empresa através da Internet pública, dissolvendo virtualmente o perímetro da rede e tornando as violações de segurança mais difíceis de detectar.
Como a Espaço TI ajuda-o no seu negócio
Os produtos de segurança Espaço-TI podem ser baseados nas nuvens. Nesta abordagem de segurança, o programa de segurança é alojado na nuvem. Todo o processamento e armazenamento de dados é feito por hardware especializado localizado dentro de um centro de dados. Estes dados incluem informação relacionada com a segurança e o estado dos pontos finais. Quando a empresa requer um serviço específico, tem de subscrever o serviço na plataforma na nuvem. O administrador de TI pode configurar tarefas de segurança, como a verificação de vulnerabilidades ou a implementação de configurações de segurança, utilizando a plataforma na nuvem.